O ambiente em que se passa as batalhas foi criado puramente baseado na mitologia nórdica, onde se passam a criação e a formação do globo terrestre, de acordo com a vontade dos deuses.
Existem influências puras do RPG Medieval, e de temas abordados em O Senhor dos Anéis, do escritor J.R.R. Tolkien.
A história do jogo inicia-se com a criação do mundo e a criação das raças, que são cinco: Humanos, Elfos, Elfos Negros os conhecidos Drows, Anões e Orcs.
O jogo possui um enredo fantástico, tornando-se uma verdadeira história.
Pode-se dividir o jogo em crônicas.
O enredo do jogo inicia-se com The Legend, que são divididos em 21 episódios, a história segue com o Prelude, para que só depois inicie-se as crônicas propriamente ditas.
Na Chronicle 1- Harbingers of War conta-se a história da Batalha por Giran, e aparece o primeiro dragão do jogo o Antharas.
Os deuses enviaram pragas, e muitos morreram, mas Baium contra a vontade dos deuses alcançou o céu, por isso fora transformado em um monstro.
Baium adquiriu a sua imortalidade, mas somente dentro de sua torre, que depois ficou conhecida como “Tower of Insolence”.
Lá ele ficou aprisionado para que pudesse enxergar a queda do seu reino.
Na Chronicle 3 – Rise of Darkness ficou conhecida pela a aparição das crianças de Shilien, ou os “devotos da morte”. A guerra entre todas as raças estava transformando-se em uma catástrofe, então os humanos apareceram “vitoriosos” com as crianças de Shilien.
Na Chronicle 4 – Scions of Destiny aparece o segundo dragão do jogo Valakas – o dragão de fogo.Com a evolução do jogo o personagem adquire as chamadas skill’s, que foram criados para terem a função de habilidade. Todos os personagens, independente de sua raça, adquirem suas skill’s, cada um de acordo com a sua raça e com suas Quest’s, que são ofícios, que determinam quais as skills’s e as armas, assim como as armaduras que todos devem usar. Os comerciantes foram chamados de Trader.